A Microsoft é uma das maiores empresas do mundo, perdendo apenas para a Apple em termos de capitalização de mercado. Sua história de sucesso é uma para os livros e muitos argumentam que o Xbox tem sido um pilar fundamental em sua expansão. A Microsoft elevou o Xbox a novos patamares nos últimos anos, após uma década de turbulência que os fez perder a liderança no mercado de consoles. Agora, o Xbox está mais forte do que nunca.
A Microsoft tomou caminhos criativos para aumentar a prevalência do Xbox no mainstream hoje. Empreendimentos como o Game Pass e xCloud , e uma abordagem mais “jogos como serviço” para a marca são todos muito bem indicativos disso. E parece que a Microsoft está prestes a entrar, digamos, em território interessante mais uma vez. De acordo com um novo relatório do Business Insider , seus jogos do Xbox estão prestes a receber anúncios.
Anúncios no jogo feitos certo?
O Business Insider diz que a Microsoft está experimentando novas maneiras de incorporar anúncios em jogos populares do Xbox. Esses anúncios serão exibidos apenas em jogos free-to-play e a Microsoft permitirá que apenas algumas poucas empresas realmente anunciem, pois não querem “irritar” seus clientes. Além disso, esses anúncios não serão disruptivos para que não apareçam no jogo e arruinem sua experiência.
A gigante de Redford está tentando criar uma nova plataforma onde a marca seria capaz de vender anúncios para exibir em jogos. Como mencionado, esses anúncios aparecerão fora do jogo para não frustrar o jogador. Alguns exemplos no artigo mostram como esses anúncios podem realmente funcionar. Por exemplo, os anúncios podem ser exibidos em outdoors renderizados digitalmente em jogos de corrida para os jogadores que passam para ver.
Não temos certeza se os anúncios podem ser exibidos durante a navegação nos menus ou em vitrines digitais, como a compra de skins no Fortnite , pois a empresa ainda está explorando essa ideia. Diz-se que a Microsoft é muito cautelosa com isso porque sabe como os anúncios podem ser intrusivos e podem ser prejudiciais para toda a base de jogadores. Portanto, é necessária uma abordagem calma e calculada, onde os anúncios não afastem os jogadores.
Essa é uma das razões pelas quais a Microsoft só permitirá esses anúncios em jogos gratuitos e por que apenas certas marcas nas quais a Microsoft confia seriam qualificadas para exibir anúncios. O Business Insider menciona que a Microsoft quer criar um “mercado privado” onde esses anúncios possam ser vendidos e comprados, semelhante à forma como os anunciantes podem comprar anúncios no Xbox Dashboard (e até anúncios no jogo em alguns jogos) por meio de empresas externas como Anzu e Yahoo agora.
Além disso, o relatório diz que a Microsoft não pretende cortar a receita desses anúncios. Em vez disso, a receita será dividida entre o desenvolvedor do jogo em que o anúncio está sendo exibido e o anunciante. A Microsoft está mais intrigada com a ideia de criar esta plataforma de anúncios onde as empresas podem vender/comprar anúncios com segurança que os jogadores não acharão nojentos, resultando em uma situação vantajosa para todas as partes envolvidas. Uma fonte especula que este é o estratagema da Microsoft para ajudar os desenvolvedores de jogos free-to-play a ganhar mais por estarem no Xbox.
Por fim, um ponto muito importante a ser observado aqui é como a Microsoft não está interessada em fornecer resultados de pesquisa e dados de anúncios do Bing para anunciantes nesta nova plataforma na esperança de direcionar melhor o público. A Microsoft está comprometida com a privacidade de seus jogadores e quer garantir uma plataforma segura para todos. A empresa se esforçará ativamente para implementar medidas preventivas para impedir que qualquer anunciante explore a plataforma.
Embora o relatório venha do Business Insider, uma publicação respeitada e renomada, ainda é um boato e deve ser encarado com cautela. Não há prazo determinado para a chegada desta plataforma, mas supõe-se que seja em 2022 . Alguns meios de comunicação entraram em contato com a Microsoft para um comentário e a empresa disse o seguinte a cada um deles:
Estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência para jogadores e desenvolvedores, mas não temos mais nada para compartilhar.
Se os anúncios estão realmente chegando aos seus jogos favoritos do Xbox em um futuro próximo ou não, ainda não se sabe, mas podemos ter certeza de que a Microsoft não é estranha em ser a primeira. Com anúncios já preenchendo o Xbox Dashboard, não é difícil acreditar que a empresa gostaria de se basear nisso e expandir ainda mais sua plataforma de anúncios. Se este relatório realmente se concretizar, devemos ouvir mais sobre essa plataforma nos próximos meses.