Games

A Microsoft vai construir jogos nativos do Xbox para a nuvem

A Microsoft vai construir jogos nativos do Xbox para a nuvem, e a mulher por trás do Portal vai liderar
Continua após a publicidade

O Xbox continuará de onde o Google Stadia parou. A Microsoft vai construir jogos nativos do Xbox para a nuvem, e a mulher por trás do Portal Kim Swift vai liderar.

Em 1º de fevereiro, derramei uma lágrima pelo futuro dos jogos, quando o Google decidiu que não iria mais cumprir sua promessa de construir jogos especificamente para a nuvem. Mas a Microsoft está prestes a pegar a tocha: a empresa contratou o ex-diretor de design do Google Stadia Kim Swift, mais conhecido pelo portal de sucesso da Valve, de acordo com uma entrevista à Polygon.

Continua após a publicidade

“Kim vai construir uma equipe focada em novas experiências na nuvem”, disse o chefe de publicação do Xbox Game Studios, Peter Wyse, à Polygon, acrescentando que o objetivo da Microsoft era criar “jogos nativos da nuvem”.

Swift passou mais de uma década na indústria de jogos desde que seu projeto de estudante Narbacular Drop lhe rendeu empregos em equipe na Valve Software, onde liderou o desenvolvimento do Portal. Mais tarde, ela se tornou uma artista em Left 4 Dead e Left 4 Dead 2, criou um jogo inédito para a Amazon e foi diretora de design de estúdio na EA, de acordo com sua página no LinkedIn.

Continua após a publicidade

Mas sua função mais intrigante pode ser aquela que ela acabou de deixar no Google Stadia, onde “supervisionou o desenvolvimento de uma dúzia de jogos de terceiros de desenvolvimento externo” e “identificou P&D potencial dentro do Google para se desenvolver em um novo projeto de primeira parte utilizando tecnologia de ponta , tecnologia inovadora de aprendizado de máquina. ” Isso significa que ela estava trabalhando com o Google e os parceiros mais próximos do Google em jogos que poderiam realmente tirar proveito da nuvem.

Fundamentalmente, os jogos que você pode jogar em serviços em nuvem como Google Stadia, Amazon Luna e Microsoft xCloud não são “nativos da nuvem”. Eles foram projetados para rodar em consoles e PCs existentes, então os benefícios que você geralmente obtém da nuvem são tempos de carregamento mais rápidos, sem necessidade de instalar ou corrigir jogos e gráficos acima da média. Cada jogo que você joga no xCloud da Microsoft é executado em uma única placa Xbox em um rack de servidor, então não é tão diferente da experiência de jogar em um Xbox em casa.

Mas o Google prometeu que um dia ofereceria mais: jogos que poderiam aproveitar o poder de vários servidores para oferecer jogabilidade e gráficos nunca possíveis com um único console em sua casa. O Google convocou o executivo da indústria de jogos Jade Raymond para liderar seus estúdios de desenvolvimento; em 2019, ela disse à GamesIndustry.biz que levaria “vários anos” até que produzissem um jogo “que alavancaria totalmente a nuvem”. (O Stadia também oferece vários recursos opcionais exclusivos da nuvem, mas poucos desenvolvedores aproveitaram as vantagens.)

Com os estúdios do Google fechados, Raymond agora está trabalhando para criar jogos para a Sony, sem nenhuma menção especial à nuvem – mas Swift acabou de ser adquirido pela Microsoft com um mandato explícito para construir um novo tipo de jogo nativo para streaming em nuvem.

“Não sabemos exatamente como é isso hoje, ou como é mesmo”, disse Wyze à Polygon. Mas talvez em alguns anos, o faremos. O autor de Metal Gear Solid e Death Stranding, Hideo Kojima, disse repetidamente que gostaria de criar um jogo explicitamente para streaming, e Jeff Grubb da VentureBeat diz que a Microsoft está em negociações para fazer um acordo lá.

Existem outros sinais de que a Microsoft está levando os jogos em nuvem a sério também. A empresa anunciou recentemente que está atualizando seus servidores xCloud para o hardware Xbox Series X mais recente, em vez dos antigos servidores blades do Xbox One S que usava antes, o que deve melhorar drasticamente a qualidade. A Microsoft disse que vai deixar os consoles Xbox One originais entrarem em ação também, permitindo que eles joguem jogos como o Flight Simulator, que antes estariam fora de alcance se não fosse o streaming na nuvem.

E em documentos descobertos durante a descoberta no teste Epic vs. Apple, descobrimos que a Microsoft estava tentando bloquear os direitos de streaming de todos os seus parceiros de desenvolvimento de jogos em troca da Microsoft reduzir drasticamente sua taxa de 30 por cento na app store.

Os próprios documentos internos da Microsoft sugeriram que os jogos em nuvem não eram uma grande preocupação em 2019 – uma apresentação que vimos durante o teste sugere que toda a categoria arrecadou apenas cerca de US$ 300 milhões em 2019, a maior parte vindo do PlayStation Now da Sony. (O Google Stadia não foi lançado até novembro de 2019.) A Microsoft também comenta nessa apresentação que nem a Sony nem os esforços de jogos em nuvem do Google eram considerados lucrativos. E ainda assim, a categoria teve um crescimento de receita de 167 por cento naquele ano.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade..
Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Description
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Add to cart
Click outside to hide the comparison bar
Compare
Continua após a publicidade..