AMD Ryzen 8000 Series baseado no Zen5 fará uso de arquitetura de núcleo híbrido semelhante ao Intel Alder Lake
A próxima geração de processadores para desktop da AMD está chegando . O Ryzen 7000 (ou como quer que seja chamado) deve trazer o maior salto na melhoria da geração do Ryzen desde o seu início. A nova microarquitetura Zen4 emparelhada com a novíssima plataforma AM5 , o primeiro novo soquete da Ryzen desde o AM4 em 2017 , vai entregar uma derrota digna do hype por trás deste lançamento, ou pelo menos é o que a AMD espera que aconteça.
Mesmo assim, sabemos muito pouco oficialmente sobre o Ryzen 7000 (muito se sabe através de vazamentos e rumores), relatos para a geração posterior já começaram a surgir. O Ryzen 8000 , o suposto sucessor do Ryzen 7000, será construído em uma nova microarquitetura e trará uma grande mudança no design das CPUs Ryzen como um todo.
A história
Acredita-se que o desenvolvimento no Zen5 , a arquitetura por trás do Ryzen 8000, já começou secretamente na AMD devido a vários vazamentos e evidências do mundo real. Caso em questão, em 2019 , o arquiteto de CPU da AMD, David Suggs , atualizou seu perfil do LinkedIn para refletir seu trabalho na época. David Suggs atuou como arquiteto-chefe do Zen2 em 2019, mas sua biografia na época dizia “ arquiteto-chefe dos núcleos de microprocessadores de alto desempenho Zen2 e Zen5. ”
Isso revelou o fato de que o Zen5 já estava pelo menos em seus estágios de conceituação em 2019, quando a AMD estava prestes a lançar os processadores Ryzen 3000 . Depois que todos descobriram isso, é claro, David Suggs removeu a parte Zen5 de seu perfil, mas já era tarde demais. E se isso não bastasse, a própria AMD confirmou indiretamente que o trabalho começou no Zen5 em um vídeo postado no YouTube em 2018 .
No vídeo, intitulado “ Processadores Ryzen: One Year Later ”, vários funcionários da AMD falam sobre o desenvolvimento do Ryzen e sua experiência com a equipe, a declaração de uma pessoa se destacou acima das demais. Mike Clark , arquiteto-chefe do Zen, a primeira microarquitetura de Ryzen, disse que já está trabalhando na arquitetura Zen5 com antecedência. Tenha em mente que este vídeo foi carregado apenas um ano após o lançamento dos primeiros processadores Ryzen.
É muito emocionante. Como arquiteto, já estou trabalhando no Zen5.
Núcleos Zen híbridos?
Tudo isso nos traz ao presente, onde o vazamento de hoje lança uma nova luz sobre o que podemos esperar do Zen5 no futuro. RedGamingTech , um YouTuber que cobre vazamentos e rumores de hardware, postou recentemente um vídeo analisando as informações iniciais do Zen5. No vídeo, ele revela que os processadores baseados em Zen5 serão semelhantes ao Alder Lake (e Raptor Lake) no sentido de que, como as ofertas da Intel, eles terão dois tipos de núcleos em um design híbrido.
De acordo com o vazador, o Zen5 abordará o design híbrido de maneira um pouco diferente. Em vez de empregar núcleos de eficiência e desempenho dedicados a tirar o máximo proveito de cada domínio, o Ryzen 8000 contará com os núcleos Zen5 e Zen4. Veremos uma combinação de núcleos grandes e pequenos , o último dos quais será baseado em Zen4 para fornecer eficiência máxima, enquanto o primeiro será verdadeiro núcleos Zen5 de última geração para desempenho ideal.
No que diz respeito ao desempenho, estamos observando um enorme aumento de 30% nos ganhos de IPC para cargas de trabalho de thread único . Para referência, passar do Zen2 para o Zen3 trouxe uma melhoria de 19% no IPC que resultou em um aumento significativo no desempenho, especialmente nos jogos. Então você já pode dizer o tipo de desempenho que o Zen5, também conhecido como Ryzen 8000, terá.
Além disso, a AMD também dobrará a contagem de núcleos em comparação com o máximo atual. No momento, a maior quantidade de núcleos que você pode obter em uma CPU de desktop convencional é de 16 e está disponível apenas em dois processadores, ambos da AMD. Entrando no Ryzen 8000, você pode esperar ver CPUs com contagens máximas de núcleos de 32 núcleos e, se a AMD permitir hyperthreading nos núcleos Zen4 menores, 64 threads . Agora, isso é realmente insano.
Mas não termina aí, de acordo com este relatório, a AMD também estará revisando como o cache funciona nos processadores Ryzen. Todos os níveis de caches, L1 , L2 e L3 terão um aumento considerável em suas capacidades. Diz-se que o cache L1 está sujeito ao maior aumento, enquanto o cache L2 também sofrerá uma grande elevação até o ponto em que será unificado em todo o complexo do núcleo, para que cada núcleo tenha acesso direto ao mesmo conjunto de cache L2.
Por último, mas não menos importante, a AMD reduzirá a latência do cache L3 e reduzirá o tamanho do die nos esforços para disponibilizá-lo a todos os clusters principais. Ao ouvir o termo de cache L3, você pode pensar instantaneamente na tecnologia 3D V-Cache da AMD usada no novo Ryzen 7 5800X3D que está usando. Não sabemos como isso será implementado nos chips Zen5, mas não seria ilógico dizer que o 3D V-Cache é responsável por muitas das melhorias de cache que veremos com essa arquitetura.
Acalme seus cavalos
Embora o que você acabou de ler seja uma notícia bastante empolgante, ainda é um boato e deve ser tomado com um grão de sal, no entanto. Ainda nem vimos o lançamento do Zen4 e o desenvolvimento do Ryzen 8000 certamente dependerá do desempenho do Zen4. Portanto, espere que mais vazamentos e relatórios surjam ao redor ou após o lançamento do Zen4 para ver se esses rumores realmente se materializarão.
Mais uma coisa importante a ser observada aqui é que as APUs móveis baseadas no Zen5 ainda utilizarão os núcleos Zen4, apesar de fazerem parte da geração subsequente, de acordo com a RedTechGaming. Além disso, a Intel também está pronta para lançar sua próxima geração de processadores para desktop ao lado da AMD, ainda este ano . Raptor Lake , também conhecida como série 13th Gen Core, será uma observação interessante para a AMD para ver se a filosofia de design híbrido da Intel realmente foi a escolha certa para o jogo longo ou mais uma maravilha de um hit.
A Intel acompanhará o Raptor Lake com o Meteor Lake , a verdadeira competição do Zen5. Ambas as gerações de CPU serão lançadas provavelmente no final de 2023 ou início de 2024 . Há rumores de que o Meteor Lake usa um design de bloco em que cada bloco será relegado a um aspecto dos processadores, como E/S. Meteor Lake (série 14ª Gen Core) verá a Intel se envolver em território desconhecido novamente com a esperança de obter outra vitória em Alder Lake. É nessa época que o Ryzen 8000 (Zen5) será lançado, criando uma competição infernal entre os gigantes do silício.