O Brasil é agora o terceiro país a pedir que a Apple substitua seu conector Lightning pelo padrão USB-C, alegando que a mudança pode ajudar a reduzir o lixo eletrônico.
No início de junho, a União Europeia apresentou novas regras que exigiriam que todos os smartphones utilizassem o padrão USB-C para carregamento.
Pouco depois, os senadores dos EUA pediram ao Departamento de Comércio dos EUA que determinasse um padrão universal de carregador comum.
Agora, o Brasil também pediu suporte universal ao carregamento. Mas, como a UE, eles acreditam que a Apple deveria trocar seu conector Lightning proprietário pelo USB-C mais amplamente adotado.
De acordo com o Technoblog, conforme observado pelo 9to5Mac , os reguladores brasileiros estão pressionando os fabricantes de smartphones a padronizar suas portas de carregamento.
A Anatel, agência reguladora brasileira, afirma que a padronização permitiria maior comodidade ao consumidor.
Além disso, acredita que a medida pode reduzir o lixo eletrônico, permitindo que os clientes reutilizem os carregadores que já possuem.
A proposta da Anatel exigiria que as empresas mudassem para USB-C até 1º de julho de 2024.
A proposta, no entanto, permite que as empresas se afastem completamente do carregamento de cabos. Qualquer dispositivo que só possa ser recarregado sem fio não precisaria implementar uma porta de carregamento USB-C.
A agência está permitindo que brasileiros e empresas de tecnologia compartilhem suas opiniões sobre o projeto até 26 de agosto de 2022.
A Apple já pode estar trabalhando em um iPhone USB-C. O analista da Apple, Ming-Chi Kuo , diz que o ” iPhone 15 ” de 2023 abandonará o conector Lightning e usará o USB-C .