O que é Static
17/07/2023 2023-07-17 22:38O que é Static: definição e conceito ===
O termo "static" é amplamente utilizado no campo da programação e refere-se a um conceito fundamental que desempenha um papel crucial no desenvolvimento de software. Em sua essência, a palavra "static" significa algo que não muda ou permanece constante ao longo do tempo. No contexto da programação, o termo é usado para descrever uma variável, método ou classe que mantém seu valor ou estado original durante toda a execução do programa.
=== Principais características e aplicações do Static ===
Uma das principais características do static é a sua capacidade de ser acessado sem a necessidade de criar uma instância de uma classe. Isso significa que variáveis e métodos estáticos podem ser chamados diretamente, sem a necessidade de criar um objeto. Isso é particularmente útil quando queremos usar um valor ou executar uma ação específica sem ter que criar uma instância completa de uma classe.
Além disso, o static também é usado para compartilhar informações entre diferentes objetos de uma mesma classe. Ao declarar uma variável como estática, ela se torna compartilhada por todas as instâncias dessa classe. Isso permite que os objetos acessem e modifiquem o valor da variável estática, proporcionando uma forma eficiente de comunicação entre eles.
Em termos de aplicações, o uso de variáveis, métodos e classes estáticas é bastante comum em situações em que desejamos manter um valor ou estado constante em todo o programa. Por exemplo, podemos usar variáveis estáticas para armazenar informações globais, como configurações, contadores ou constantes que serão utilizadas em diferentes partes do código. Da mesma forma, métodos estáticos são úteis quando queremos executar uma ação específica que não depende do estado de um objeto, como funções matemáticas ou utilitárias.
===
Em resumo, o static é um conceito importante na programação que nos permite criar variáveis, métodos e classes que mantêm seu valor ou estado original durante toda a execução do programa. Suas principais características incluem a capacidade de ser acessado sem a necessidade de criar uma instância de uma classe e a capacidade de compartilhar informações entre diferentes objetos. O uso de static é comum em situações em que desejamos manter um valor ou estado constante em todo o programa, proporcionando uma forma eficiente de comunicação e organização do código.