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Jogos na nuvem: tendências macroeconômicas

Jogos na nuvem tendências macroeconômicas
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Os jogos em nuvem são o tema mais importante no setor global de jogos hoje. À medida que amadurece, os jogos em nuvem se tornarão um canal de distribuição chave para jogos em consoles, PCs e smartphones. Ao eliminar a necessidade de um dispositivo de jogo específico, os jogos em nuvem têm como objetivo atrair não jogadores para a indústria. Para chegar lá, ele deve se concentrar em tendências como jogos multiplayer, integração de recursos de mídia social e fazer esforços para converter consumidores casuais em participantes ativos. Isso ajudará as plataformas de jogos em nuvem a gerar valor para os clientes.

Tendências macroeconômicas
Listadas abaixo estão as principais tendências macroeconômicas que impactam o tema de jogos em nuvem, conforme identificado pela GlobalData.

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Covid-19
A Covid-19 expôs os problemas iniciais relacionados à infraestrutura associados aos jogos em nuvem. Os jogadores correram para experimentar os jogos em nuvem durante os bloqueios, colocando pressão nos servidores e nas redes. O serviço GeForce Now da Nvidia lutou para acomodar o aumento repentino no tráfego e suspendeu brevemente novas assinaturas antes de adicionar mais servidores. O Google introduziu restrições de largura de banda para jogos em 4K no Stadia para facilitar as cargas de tráfego da Internet. Agora que a pressão diminuiu um pouco, as empresas estão explorando opções para fazer a transição dos usuários de serviços existentes para plataformas de jogos em nuvem. Aqueles que carecem de serviços alternativos devem se concentrar em inovações para atrair novos clientes para suas plataformas de jogos em nuvem.

O obstáculo do iOS
A Apple é a única empresa Big Tech que não possui um serviço de jogos em nuvem no momento. Embora a Apple tenha apresentado o Apple Arcade como alternativa, não se trata de jogos em nuvem, mas de um serviço de download de jogos em dispositivos iOS e Mac. As políticas rigorosas da App Store da empresa, tanto em termos de comissão de receita quanto de aprovação de aplicativo, impedem que os provedores de jogos em nuvem alcancem milhões de usuários em potencial. Microsoft, Google e Nvidia estão explorando soluções baseadas em navegador da web para alcançar usuários iOS. Se eles tiverem sucesso, a Apple perderá o controle sobre seus clientes, e qualquer esforço que faça para lançar um serviço competitivo tem, portanto, menos probabilidade de ter sucesso.

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Risco para os editores
Os jogos em nuvem aumentarão o poder dos gigantes da tecnologia no setor de jogos. Eles não se limitarão a simplesmente fornecer serviços, mas também se tornarão editores de jogos por conta própria. Editoras como Activision Blizzard, Electronic Arts e Take-Two Interactive correm o risco de perder receitas à medida que as empresas de tecnologia recorrem a desenvolvedores de jogos independentes para fornecer títulos de jogos exclusivos para seus serviços. A corrida pelo domínio do mercado garantirá uma redução nas taxas de publicação em comparação com as cobradas pelas editoras de jogos tradicionais. Os desenvolvedores independentes serão os maiores beneficiários dessa tendência, ganhando poder de negociação à medida que a competição entre os provedores de jogos em nuvem e os editores tradicionais se intensifica.

Desmaterialização
Os jogos em nuvem impulsionarão a mudança do setor da mídia física para a digital, conhecida como desmaterialização. Os jogos em nuvem prometem tornar os jogos de última geração reproduzíveis em qualquer dispositivo com tela e conectividade com a Internet. Portanto, seu sucesso potencialmente colocará em risco o mercado de consoles caros e PCs para jogos de última geração no longo prazo. Em termos de monetização, os serviços de jogos em nuvem estão disponíveis por meio de uma assinatura mensal, o que reduz a necessidade dos usuários de fazer compras grandes e únicas de jogos. No entanto, os modelos de monetização ainda estão principalmente em fase experimental e a indústria está trabalhando para descobrir a melhor forma de agregar clientes e gerar receitas.

Monetização
Muitos editores veem as estratégias de monetização de alguns provedores de jogos em nuvem como ameaças à sua receita. Em 2020, vários editores retiraram-se da GeForce Now depois de não conseguir fechar acordos de divisão de receita com a Nvidia. A política “compre uma vez e transmita em qualquer lugar” da Nvidia permite que os usuários se conectem a contas existentes no Steam e transmitam sua biblioteca pessoal de jogos no GeForce Now.

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