Mercado Cloud Gaming

O mercado de jogos em nuvem está definido para se tornar uma indústria de bilhões de dólares em 2022 – um grande feito para um setor que nem existia há alguns anos. Newzoo , uma importante empresa de análise e análise do mercado de jogos, traça um quadro claro: as receitas em 2020 foram de 633 milhões dolares e a empresa espera que os lucros de 2023 ultrapassem 5 bilhões dolares. 

Apesar de várias histórias de mídia de alto perfil centradas nas falhas iniciais de alguns dos principais provedores de jogos em nuvem, os ganhos futuros recentes e esperados no mercado de jogos em nuvem são mais do que robustos. A Grandview Research prevê uma taxa composta de crescimento anual de 48,2% de 2021 a 2027. Está claro que, para quaisquer falhas de curto prazo que existiram na infância dos jogos em nuvem, a indústria encontrou uma base sólida. Até o final de 2021, Newzoo prevê que haverá quase 24 milhões de usuários pagantes de jogos em nuvem. 

Veja abaixo uma visão geral do mercado de jogos em nuvem, incluindo os principais motivadores para seu impressionante crescimento histórico e potencial, provedores líderes de jogos em nuvem, os benefícios dos jogos em nuvem e casos de uso atuais e potenciais.

Jogos Na Nuvem

O termo jogos em nuvem normalmente se refere a jogos sob demanda ou jogos como serviço (GaaS), em que os jogadores acessam os jogos por meio de servidores remotos que transmitem conteúdo de jogos para os dispositivos. Em vez de baixar arquivos de jogos e instalá-los em máquinas ou dispositivos, os usuários transmitem jogos remotamente de uma nuvem pública ou privada.

Os jogos em nuvem podem ser categorizados em três tipos abrangentes, com as empresas de jogos em nuvem geralmente se especializando em uma categoria em detrimento das outras.

O streaming de vídeo inclui jogos controlados remotamente. Os jogadores transmitem vídeos interativos e enviam comandos de entrada para o servidor de jogos em nuvem, que processa as operações e executa o jogo. Os vídeos do jogo são transmitidos ao usuário e decodificados no dispositivo local do usuário. O streaming de vídeo oferece gráficos de alta qualidade, mas os usuários precisam de conexões de Internet rápidas e estáveis.

Por outro lado, os jogos de streaming de comando são processados ​​na nuvem e a renderização ocorre no dispositivo local do usuário. Enquanto o streaming de comando reduz a carga da rede e requer muito menos largura de banda porque os vídeos não precisam ser decodificados localmente, a qualidade gráfica é limitada pelos recursos de GPU do dispositivo local.

A tecnologia de streaming de arquivo é uma espécie de meio termo entre as opções de streaming de vídeo e comando. Aqui, os usuários baixam uma pequena parte dos arquivos necessários para jogar em seus dispositivos. Este método permite que os desenvolvedores implantem patches para jogadores de uma maneira simplificada, mas para jogar jogos de streaming de arquivo, os usuários devem investir em hardware compatível, às vezes caro.

Newzoo cita vários fatores para o aumento significativo da receita de 2021, incluindo:

  • O lançamento do Microsoft xCloud, um benefício significativo do serviço de assinatura Xbox Game Pass Ultimate
  • Novas ofertas de serviços proprietários da Amazon e do Facebook
  • A resolução de problemas de licenciamento antecipado entre NVIDIA e empresas de jogos conectadas ao seu serviço GeForce NOW
  • O surgimento global de serviços de jogos em nuvem menores e independentes, incluindo parcerias com empresas de telecomunicações locais em regiões menos desenvolvidas em tecnologia

Benefícios Dos Jogos Em Nuvem

De muitas maneiras, os jogos em nuvem são um cenário onde todas as empresas ganham, em que as empresas de jogos desfrutam de menores custos indiretos, de implantação e de produção, e os consumidores têm menos barreiras de entrada.

Para os jogadores, os benefícios notáveis ​​dos jogos em nuvem incluem:

  • A capacidade de jogar jogos de última geração em máquinas de baixo custo
  • Potencial menor investimento em hardware necessário para jogar jogos que consomem muitos recursos: alguns jogadores deixam de investir em consoles de jogos, em vez de optar por transmitir os jogos para seus desktops ou laptops
  • Gratificação instantânea: em vez de esperar horas pelo download de um jogo moderno, os jogos em nuvem oferecem aos usuários um acesso muito mais rápido
  • Portabilidade: independência de localização significa que os jogadores não estão presos a um console fixo ou a um poderoso computador desktop para jogos
  • Recursos de plataforma cruzada e integração: muitos jogos são transferidos para tipos de dispositivos secundários, abrindo acesso a jogadores que não possuem ou desejam possuir o hardware específico necessário para executar um jogo

Muitos benefícios para desenvolvedores de jogos e serviços de jogos em nuvem são o outro lado dos benefícios para o consumidor. Principalmente, os jogos em nuvem abrem novos caminhos para a expansão para novas bases de clientes. Os usuários são muito mais propensos a transmitir um jogo em vez de investir em um console de jogos quando estão interessados ​​apenas em títulos selecionados oferecidos pelo console. E os usuários com menos renda para gastar representam lucros potenciais que podem não ter existido nos modelos tradicionais de console / download.

Outro benefício interessante para as empresas de jogos é a capacidade de ressuscitar títulos antigos e aposentados. Os jogadores podem encontrar catálogos de jogos que datam de décadas atrás em vários serviços de jogos em nuvem.

Plataformas De Jogos Em Nuvem Líderes

Líderes familiares no espaço de jogos de console, Xbox da Microsoft e PlayStation da Sony, surgiram como líderes no setor de jogos em nuvem também. Plataformas de jogos em nuvem proeminentes incluem:

  • Projeto xCloud (Xbox)
  • PlayStation Now
  • GeForce Now
  • Vórtice
  • Shadown
  • Parsec
  • Playkey
  • Paperspace
  • Estádio (Google)
  • Gamestream

Casos De Uso De Jogos Em Nuvem

Além de uma evolução natural para streaming por franquias de jogos e consoles bem estabelecidas, outras indústrias estão entrando neste espaço.

Por exemplo, alguns analistas do setor esperam que o setor de jogos de e-sports adote mais jogos em nuvem em um futuro próximo. O ESports concentra-se em videogames profissionais competitivos, geralmente baseados em console. Embora as transmissões de vídeo de jogo já sejam populares, competir profissionalmente na nuvem é um território mais novo, mas promissor.

Como uma porcentagem crescente do tráfego de jogos em nuvem flui em redes fixas e Wi-Fi, a tecnologia 5G está se tornando um componente-chave da infraestrutura de jogos em nuvem. Em uma análise recente, a empresa de consultoria de tecnologia, mídia e telecomunicações Analysys Mason identificou os jogos em nuvem como um dos principais casos de uso para 5G.

“As operadoras de telefonia móvel devem ter um plano para gerenciar suas demandas de serviço de alta qualidade e devem usar parcerias da indústria para obter uma vantagem de mercado”, escreve Gorkem Yigit , analista principal da empresa.

Mercado De Jogos Em Nuvem 

O mercado de jogos em nuvem tem potencial para superar os jogos de console e PC, de acordo com muitos analistas do setor. No entanto, há um longo caminho a percorrer para chegar ao ponto em que os jogos em nuvem sejam o padrão para a maioria dos usuários.

Alguns líderes de jogos, como o CEO da Take-Two Interactive , Strauss Zelnick, têm uma visão mais pessimista sobre a trajetória de adoção de jogos em nuvem. Em uma entrevista para a Protocol Magazine , Zelnick comparou os jogos em nuvem com a tecnologia de realidade virtual (VR).

“Houve todo esse hype por anos sobre VR, e eu não fui muito compelido por isso”, disse ele.

Ainda assim, a Take-Two lançou seu jogo de sucesso “Red Dead Redemption 2” na plataforma de jogos em nuvem Stadia do Google.

Um cenário provável é um mercado segmentado, onde regiões geográficas com forte infraestrutura de Internet verão mais adoção de jogos em nuvem. A Juniper Research, sediada no Reino Unido, divulgou um relatório no final de 2020 que estima que os jogos em nuvem dificilmente representarão mais de 25% da receita dos serviços de jogos por assinatura até 2023, citando os custos de assinatura como uma barreira significativa.

Ainda assim, com plataformas como a GeForce Now oferecendo associações semelhantes ao custo da Netflix, o setor de jogos em nuvem pode oferecer mais surpresas no mercado de jogos em geral.

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