Esta semana, o infame grupo de hackers Anonymous e seus afiliados atacaram várias organizações governamentais russas. Centenas de milhares de e-mails e 1.500 gigabytes de dados foram roubados.
A comunidade hacktivista do Anonymous vem bombardeando a Rússia com ataques cibernéticos desde que declarou uma “ guerra cibernética ” contra o presidente Vladimir Putin em retaliação à invasão da Ucrânia.
A semana começou com o anúncio de um hacking pelo Ministério da Cultura russo, Anonymous vazou 446 GB de dados através da plataforma DDoSecrets.
Ontem, o grupo “NB 65” (@xxNB65) anunciou que havia invadido o Continente Express, a maior agência de viagens independente da Rússia, e vazou quase 400 GB de arquivos e bancos de dados através da plataforma DDoSecrets .
O incansável grupo de hackers também invadiu a Gazprom Linde Engineering, uma empresa que projeta refinarias e refinarias de gás e petróleo. Os hackers alegam ter roubado 728 GB de dados internos que continham 768.000 e-mails e vazaram através de DDoSecrets.
O Anonymous também atacou a Technotec russa e roubou 495.000 e-mails de seu sistema. A Technotec fornece serviços de petróleo e gás e reagentes químicos para produção e transporte de petróleo para empresas como Rosneft e Gazprom Neft desde 1995.
A Technotec também colaborou com vários institutos de pesquisa públicos russos. Estes incluem a Universidade Estatal Russa de Petróleo e Gás Gubkin, a Empresa Federal Unificada do Estado e o Instituto de Assuntos de Petróleo e Gás da Academia Russa de Ciências.
Especialistas em segurança disseram que o grupo de hackers anônimos foi capaz de transformar o próprio programa de chantagem da Rússia contra a agência espacial nacional.
NB65 compartilhou uma série de imagens de dados do servidor Roscosmos. Segundo eles, as fotos provam que o sistema de vigilância operado pela agência espacial russa foi desligado.
O grupo disse que o presidente russo, Vladimir Putin, “não tem mais o controle dos satélites espiões”. Ele também alegou ter baixado e excluído arquivos confidenciais relacionados ao sistema de imagens de satélite e monitoramento de veículos da agência espacial.