Qualquer um pode fazer sua parte na luta contra a censura online
Os usuários do navegador Brave agora podem fazer sua parte na luta contra a censura online após a última atualização.
A versão Brave 1.47 permite que usuários em qualquer lugar transformem seus dispositivos em um serviço de proxy para conceder acesso mundial ao navegador Tor .
Este não é o primeiro movimento que o navegador seguro tomou em um esforço para contornar as restrições da Internet, tendo introduzido anteriormente o suporte para Tor Bridges em janelas privadas com o Tor em sua versão 1.44. Mas o novo recurso da empresa é um passo à frente para capacitar a comunidade Brave na promoção de uma internet aberta e gratuita para todos – logo atrás de suas telas.
Snowflake e Tor
A atualização mais recente do Brave adiciona o recurso Tor Snowflake diretamente ao seu sistema de navegador . Esta é uma tecnologia ponto a ponto desenvolvida pelo Projeto Tor para permitir que pessoas de todo o mundo acessem sites e aplicativos censurados.
Como muitos dos melhores serviços de VPN , o Snowflake ajuda aqueles que vivem sob restrições rígidas da Internet a contornar a censura online.
No entanto, como Tor explica em uma postagem no blog(abre em nova aba): “Ao contrário das VPNs , você não precisa instalar um aplicativo separado para se conectar a um proxy Snowflake e ignorar a censura. Geralmente é um recurso de evasão incorporado aos aplicativos existentes.”
Alimentado por uma mistura de tecnologia de proxy e protocolo WebRTC , o Snowflake mascara as atividades dos usuários na Internet, fazendo-os parecer que estão usando a Web para uma chamada de voz ou vídeo normal. Em seguida, atribui automaticamente Tor Bridges efêmeras para conceder acesso a sites bloqueados a quem precisar.
Ao mesmo tempo, protege a privacidade e o anonimato dos usuários para que as autoridades não possam saber se e quando alguém consegue escapar de suas restrições online.
O Tor Bridges, já disponível no navegador Brave desde setembro passado, é um software de retransmissão executado por voluntários com o objetivo de ajudar as pessoas a acessar o Tor em caso de bloqueio.
Essencialmente, eles fornecem aos usuários um ponto de acesso alternativo ao roteamento Onion .
Para ativar o recurso no Brave Browser, você deve acessar o menu Configurações e tocar na guia Privacidade e segurança . Clique no Tor Windows para selecionar ou adicionar manualmente um Bridge interno ativo.
Snowflake representa a evolução natural para isso. Na verdade, qualquer pessoa disposta a ajudar outras pessoas a acessar o Tor agora pode habilitar a extensão do navegador em um Tor Bridge selecionado simplesmente ativando a opção.
Isso significa que os dispositivos dos usuários não estão apenas agindo como intermediários entre um computador externo e o site Tor. Eles também permitem o fluxo de mensagens criptografadas entre o Snowflake e os outros computadores dentro da rede Tor.
Embora todos possam fazer sua parte para ajudar as pessoas em todo o mundo a acessar o Tor com facilidade, vale a pena notar que o recurso Snowflake não funciona para usuários que vivem em países onde o Tor é censurado e/ou acessam a Internet por meio do firewall da escola ou do local de trabalho.