O suporte para o formato de vídeo de última geração foi encontrado no software beta.
Foram encontradas evidências no código para a próxima grande rodada de atualizações de software da Apple – incluindo para iOS em telefones, iPadOS em tablets, macOS em Macs e, claro, tvOS na Apple TV 4K – que a Apple suportará o formato de vídeo AV1 de última geração em seus dispositivos no futuro.
O AV1 tem uma grande vantagem: é mais eficiente que os codecs de vídeo atuais (um ‘codec’ é o algoritmo pelo qual um vídeo é codificado para streaming e depois decodificado para visualização). Isso significa que você usa menos dados para transmitir vídeo com a mesma qualidade ou pode usar a mesma quantidade de dados para transmitir vídeo com qualidade ainda maior, como suporte a 8K sem usar grandes quantidades de dados.
O AV1 é usado pelo YouTube para todos os seus vídeos em 8K, e a Netflix expressou o desejo de mudar para o AV1 para todos os streamings no futuro, para reduzir o uso da largura de banda. No momento, não é suportado em dispositivos Apple.
A estrutura AVFoundation no software da Apple, que permite aos desenvolvedores informar ao software qual codec um vídeo usará, agora inclui uma opção AV1 no tvOS/iOS/iPad 16 beta.
Esta é uma dica muito forte de que a Apple oferecerá suporte ao AV1 em suas próximas atualizações, embora tenhamos pedido confirmação à Apple e atualizaremos se a empresa responder.
Análise: A Apple TV 4K suportará 8K?
Embora ter suporte AV1 seja ótimo em todos os dispositivos para reduzir o uso de dados ao assistir vídeos em movimento, ou melhorar a qualidade do streaming para aqueles com uma conexão ruim em casa, a grande questão para nós é se o atual Apple TV 4K será capaz para suportar seus recursos de 8K, ou se o novo Apple TV (2022) será necessário para oferecer suporte a 8K.
Há duas grandes questões sobre isso. A primeira é a porta HDMI na atual Apple TV 4K. Já é uma porta HDMI 2.1, o que significa que a própria conexão pode lidar com 8K a até 60fps. No entanto, como observado por iMore(abre em nova aba), o Apple TV 4K não faz pleno uso da maior largura de banda do HDMI 2.1, o que tornaria o 8K impossível como está. Pense desta forma: o tubo é grande o suficiente para lidar com o fluxo de 8K, mas a bomba não é forte o suficiente para encher o tubo.
A Apple poderia atualizar a bomba? O artigo acima é de 2021, mas até onde sabemos, a Apple não fez isso até agora, então pode ser que haja alguma limitação de hardware além da porta HDMI que está interrompendo. Novamente, pedimos à Apple para confirmar se isso seria possível e atualizaremos se recebermos uma resposta.
A segunda pergunta é o chip A12 que alimenta a Apple TV 4K. Os chips da Apple não incluíam suporte de decodificação de hardware para AV1 no passado, o que significa que não pode haver decodificação ultrarrápida e ultraeficiente desse tipo de vídeo executado em uma parte dedicada do chip. Em vez disso, terá que ser feito ’em software’, o que significa usar o poder geral de processamento do chip para decodificar o vídeo.
O chip Apple A12 tem quase quatro anos, então a preocupação é se ele tem energia suficiente para decodificar vídeo 8K em tempo real.
Essas preocupações podem se encaixar no principal rumor sobre a nova Apple TV que deve ser lançada ainda este ano ou no início do próximo: que sua maior mudança internamente será um processador A14 mais novo com mais RAM. Isso pode dar a ele o poder de decodificação AV1, e também pode ser o processador que retém a capacidade de fazer uso total da porta HDMI 2.1.
Pode demorar um pouco até que isso aconteça, mas se você tem uma das melhores TVs 8K e espera mais suporte, a Apple está pelo menos um passo mais perto de ajudá-lo.