O desenvolvedor do Angry Birds, Rovio, silenciosamente encerrou seu serviço de streaming de jogos para celular. Visto pela primeira vez pelo Gamasutra, o site oficial da Hatch agora tem uma mensagem explicando que a plataforma foi aposentada em 31 de dezembro de 2020. A Rovio não forneceu um motivo para o fechamento, mas é seguro presumir que o conceito simplesmente nunca decolou. O streaming de jogos está em alta – Google, Microsoft e outros têm serviços concorrentes no momento – mas a maioria está focada em títulos de console e com qualidade de PC. O Facebook é a rara exceção com jogos otimizados para celular, como Asphalt 9: Legends e PGA TOUR Golf Shootout. Mas, ao contrário da Rovio, está aproveitando uma plataforma legada que já tem bilhões de usuários em todo o mundo.
Testamos o Hatch em 2018 e ficamos impressionados com a qualidade da biblioteca, que incluía sucessos como Monument Valley e Pac-Man Championship Edition DX, e alguns de seus recursos sociais, que incluíam bate-papo por voz e multijogador – até mesmo para jogos que não t tradicionalmente. O serviço foi lançado em vários mercados diferentes, incluindo o Reino Unido, e acabou tendo dois níveis: gratuito, que restringia o usuário a um pequeno catálogo, e Premium, que oferecia mais jogos, zero anúncios e uma versão familiar do Hatch Kids . Conforme relata Gamesindustry.biz, a Rovio tentou vender seu controle acionário da Hatch em 2019, aparentemente sem sucesso.
A empresa finlandesa continua a fazer e manter um grande portfólio de jogos para celular. Angry Birds ainda é um rolo compressor – a App Store e a Play Store estão repletas de títulos como Angry Birds 2 e Angry Birds Match 3. A marca também foi impulsionada por dois filmes de animação de sucesso, lançados em 2016 e 2019. A Rovio tentou reduza sua dependência do Angry Birds, no entanto, com jogos como Small Town Murders. Conforme relata o Pocket Gamer, a empresa registrou um lucro operacional de € 12,8 milhões ($ 14,9 milhões) no terceiro trimestre de 2020. Alexandre Pelletier-Normand, ex-EVP de jogos da Rovio, também assumiu como CEO no início deste mês.