Esse tipo de serviço funciona fazendo com que você se inscreva (e pague uma taxa recorrente, geralmente mensal) para jogar jogos que são executados em uma máquina offshore. A máquina então transmite o jogo para o seu dispositivo compatível via Internet, e você pode jogá-lo lá.
O streaming de jogos, na verdade, permite que as pessoas joguem até os jogos AAA mais recentes em dispositivos que nunca executarão esses jogos nativamente, como um smartphone em mil anos. Mas comparado aos jogos nativos (também conhecido como rodar os jogos em um console real ou PC para jogos), como ele realmente se compara? O streaming de jogos será uma boa opção para o futuro?
Benefícios do streaming de jogos
Claro, o benefício mais óbvio de ir para um serviço de streaming de jogos é o fato de que você pode literalmente jogar o que quiser, quando quiser. Contanto que você tenha uma conexão de Internet rápida o suficiente e um dispositivo compatível. Você não precisa ter um PC capaz de jogos ou um console PlayStation / Xbox para jogar os jogos mais recentes.
Mas vale a pena gastar uma mensalidade com isso? De acordo com o LevelSkip, isso depende. Se você é um jogador mais casual que quer apenas sentar e relaxar enquanto joga, é uma ótima opção. Também faz muito sentido pagar por um serviço de streaming de jogo se você não gosta de frame rates altíssimos ou latências extremamente baixas (mais sobre isso mais tarde) e se preocupa apenas com a história do jogo, o mundo e os elementos de jogabilidade .
Claro, esta é apenas a ponta do iceberg. De cada vantagem que você pode encontrar sobre streaming de jogos, ela sempre terá o peso de uma coisa: latência.
Latência: o ser-tudo, o fim-tudo
Os jogos nativos têm uma vantagem ainda insuperável sobre o streaming de jogos: latência. Definida em sua forma mais básica, a latência se refere à quantidade de tempo que leva para os dados de seu dispositivo de entrada (ou seja, controlador) irem para o servidor offshore e voltar para sua tela, onde sua entrada será traduzida em movimento real do personagem (ou seja, correr ou disparar uma arma). Isso também é conhecido como ping.
A única maneira de obter a menor latência é jogar em um sistema de jogo que esteja fisicamente na mesma sala que você. Dessa forma, você pode reagir muito mais rápido a quase tudo que acontece na tela, especialmente em um jogo de ritmo acelerado como um jogo de tiro em primeira pessoa.
Jogar em um serviço de streaming de jogos como o PlayStation Now, por outro lado, não dá a você o mesmo privilégio. Não importa o quão rápido sua Internet possa ser, ainda levará mais tempo para que os botões pressionados sejam registrados na tela.
A tecnologia popular YouTuber Linus Sebastian, da Linus Tech Tips, colocou a latência de vários serviços populares de streaming de jogos em teste neste vídeo, que menciona alguns pontos muito interessantes:
Serviços específicos como NVIDIA GeForce Now se destacaram no teste em relação à latência, embora o atraso da entrada do controlador para o movimento na tela ainda fosse perceptível. Também é justo ressaltar que o escritório da Linus Tech Tips tinha internet bastante rápida, tornando o vídeo um exemplo de melhor cenário. No entanto, qualquer pessoa que não tenha uma conexão rápida o suficiente será deixada para trás em termos de experiência geral.
A CNET também testou vários serviços de streaming de jogos e basicamente teve a mesma experiência. Jogos específicos (geralmente jogos de tiro em primeira e terceira pessoa) como “Control” ou “Borderlands 3” funcionaram bem e pareciam otimizados para a transmissão, mas outros jogos de ritmo mais lento continuavam, o que poderia tirar qualquer um da imersão .
Qual é o próximo?
O streaming de jogos ainda está mais ou menos em seus estágios iniciais. O jogo nativo ainda será a melhor escolha para uma experiência de jogo verdadeira e satisfatória. Mas quem sabe? Talvez nos próximos cinco a dez anos, o streaming de jogos decole e se torne um grande mercado. Até então, esta opção é reservada para jogadores casuais e não para fãs hardcore.